quarta-feira, 24 de junho de 2009

UMA MENSAGEM DE OTIMISMO

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO


A palavra matemática nos faz pensar em quê? Certamente, em números, contas ou medidas. Mas será que Matemática é fazer contas, escrever números, tomar medidas? Não! Matemática não é simplesmente saber trabalhar com os números. Quem sabe Matemática sabe raciocinar. Sabe ler um problema, pensar sobre ele, elaborar uma resolução e, o que mais interessa, consegue chegar a uma resposta. Os números são apenas um instrumento que o matemático utiliza para ajudá-lo a raciocinar.
As gotas de chuva não são redondinhas? E as zebras, elas não têm sempre listras? E um ano, ele não tem sempre 365 dias, aproximadamente? Nós vivemos em uma natureza cheia de padrões.

Você sabia que não existem dois flocos de neve exatamente iguais? Que o número de pétalas das flores é, em sua grande maioria, igual a um dos números da seqüência 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, e que, nessa seqüência, um número é sempre igual à soma de outros dois? ( 3 + 5 = 8 5 + 8 = 13 13 + 8 = 21 ...)vide Fibonacci.
Se pararmos para pensar, vamos descobrir uma série de coisas na natureza que obedecem a certas “regras”. Analisando e estudando essas regras, vamos descobrir que elas não existem apenas para serem admiradas. É nessa hora que a Matemática vai nos ajudar.

Estudando Matemática você será capaz de usar o seu raciocínio para estudar os padrões e as regras da natureza, resolver questões cada vez mais difíceis e, assim, compreender melhor tudo o que acontece ao seu redor. Estudem sempre, pois, o conhecimento é a única coisa que ninguém poderá tirar de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário