quarta-feira, 11 de março de 2009

ÁLGEBRA I - conjuntos

Alunos da turma 11 Escola Estadual de Ensino Médio 9 de Maio /Imbé/RS/Brasil

Turmas 11

Este conteúdo esta sendo desenvolvido com as turmas 12, 13, e 13A

Unidade 1
Álgebra (I)
1. Conjuntos e conjuntos numéricos
2. Funções
3. Função afim
4. Função quadrática
5. Função modular
6. Função exponencial
7. Logaritmo e função logarítmica
8. Progressões

l. CONJUNTOS E CONJUNTOS NUMÉRICOS
Analise a seguinte situação-problema:


Em uma pesquisa realizada com 50 pessoas para saber que esporte elas apreciam entre futebol, basquete e vôlei, o resultado foi o seguinte: 23 gostam de futebol, 18 gostam de basquete e 14 gostam de vôlei; 10 gostam de futebol e de basquete; 9 de futebol e de vôlei; 8 de basquete e de vôlei; e 5 gostam das três modalidades.
a) Quantas pessoas não gostam de nenhum desses esportes?
b) Quantas gostam somente de futebol?
c) Quantas gostam só de basquete?
d) Quantas gostam apenas de vôlei?
e) E quantas não gostam nem de basquete nem de vôlei?
f) Quantas pessoas gostam só de futebol ou só de basquete ou de ambas?

(Para resolver questões desse tipo, devemos utilizar conhecimentos de conjuntos)

2 A noção de conjunto

A noção de conjunto é bastante simples e fundamental na Matemática, pois a partir dela podem ser expressas os conceitos matemáticos.

Um conjunto é uma coleção qualquer de objetos. Por exemplo:
• Conjunto dos estados da região Sudeste do Brasil:
S = {São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo}
• Conjunto dos números primos
B = {2, 3, 5, 7, 11, 13...}

Um conjunto é formado por elemento.

Um objeto a qualquer pode ser elemento de um determinado conjunto A.
Quanto for, dizemos que:

a pertence a A e escrevemos a ∊ A


Nenhum comentário:

Postar um comentário