domingo, 17 de maio de 2009

TRIÂNGULO - figura geométrica



No plano, triângulo é a figura geométrica que ocupa o espaço interno limitado por três linhas retas que se unem, com três lados e três ângulos que somam 180°. Também se pode definir um triângulo em superfícies gerais. Nesse casos, são chamados de triângulos geodésicos e têm propriedades diferentes.

O triângulo é o único polígono que não possui diagonais e cada um de seus ângulos externos é suplementar do ângulo interno adjacente. O perímetro de um triângulo é a soma das medidas dos seus lados. Denomina-se a região interna de um triângulo de região convexa e a região externa de região côncava.

Há três tipos diferentes de triângulos: os eqüiláteros, aqueles que têm todos os lados do mesmo tamanho, os isósceles, aqueles que têm dois lados iguais e um diferente. Já o escaleno tem cada um dos lados de tamanhos diferentes.

A área de um triângulo obtém-se calculando a metade do produto da medida da sua altura pela medida da sua base. Outra maneira de calcular sua área é através do Teorema de Heron. Se o triângulo for equilátero de lado l, sua área A pode ser obtida calculando:

Nenhum comentário:

Postar um comentário